Prefeitura Municipal de Itarana/ES
Contato: Luciana Diniz ou Patrícia
Fixo: (27) 3720-1235
Avistada por praticamente toda a cidade, a igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora chama atenção por sua arquitetura eclética. Caracterizada pela simetria espacial é constituída de três naves, dois altares secundários e um altar principal. Seu piso é composto por ladrilhos hidráulicos distintos, que delimitam os espaços internos, como é o caso do corredor central, por exemplo. A edificação começou a ser construída em 1920 e sua inauguração aconteceu no dia 15 de julho de 1951, pelo Bispo Dom Luis Scortegagna. Esta foi a primeira igreja a ser consagrada no Espirito Santo, antes até do Convento da Penha, que nessa época ainda não era consagrado. O principal evento religioso acontece no mês de maio, pois no dia 24 comemora-se o dia de Nossa Senhora Auxiliadora.
Tel. Fixo: (27) 3720-1283
No interior do município de Itarana está concentrada a maioria dos descendentes de imigrantes pomeranos, que vieram para a região no século passado. Além dos costumes e tradições esses imigrantes trouxeram também uma nova religião: a Luterana. Na comunidade de Alto Jatibocas, localizada ao lado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Alto Jatibocas, está a Torre Sineira. Construída em madeira no estilo enxaimel, sem nenhum parafuso, a edificação data do ano de 1929. Pertencia a uma antiga igreja e foi desmontada e montada novamente apenas uma vez, continuando em ótimo estado.
Itarana é uma cidade propícia para a prática de esportes radicais, principalmente o voo livre, que ao decorrer dos últimos anos tem se intensificado de maneira progressiva, atraindo turistas de diversas regiões. Dependendo do mês e do fator climático, muitos turistas visitam a localidade de Pedra Alegre para saltar e admirar as belas paisagens que a região proporciona. Com 670m de altitude encontramos uma subida muito íngreme até a Rampa de Voo Livre José Bridi. Os visitantes além de desfrutarem de um local espetacular, também contam com o serviço de bar.
Fixo: (27) 3720-1435
Contato: Jocimar Dalmonech
Cel.: (27) 99960-1011
Conhecida por sua arquitetura peculiar e pela beleza natural de seu entorno a Capela de Santa Luzia está localizada, no cume de uma grande pedra, a 935 metros de altitude, com uma ampla visão para a Pedra da Onça e para as comunidades de Toma Vento e Alto de Santa Maria. No local é possível desfrutar de um belíssimo pôr do sol, um verdadeiro espetáculo da natureza.
O seu passado histórico e religioso se faz presente desde o século XX, uma vez que foi encomendada em 1936 pelas famílias Furlan, Passamaia e Zanotti com o intuito de substituir uma capelinha de madeira construída em devoção a Santa Luzia. A obra foi concluída em 1946, tendo sua estrutura toda edificada com pedras. A celebração religiosa mais tradicional acontece no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. Está localizada no município de Itarana bem próxima ao limite territorial com Santa Teresa. O acesso é por estrada de terra e possuí trechos íngremes que exigem atenção dos motoristas.
Contato: Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana
Telefone: (27) 3720-1435
A economia de Itarana está baseada principalmente na agricultura familiar. O que é muito comum, são as famílias utilizarem o que é produzido nas propriedades para a fabricação de outros produtos, como: bolos, doces, pães, queijos, biscoitos, café, cachaça, entre outros. Muitas famílias estão comercializando esses produtos, tendo a agroindústria como uma renda extra ou até principal. Além de serem vendidos no município, os produtos da agroindústria também são expostos em feiras regionais e estaduais. Em algumas propriedades é possível acompanhar in loco as etapas de fabricação.