Prefeitura Municipal de Itarana/ES
Divulgado resultado das amostras classificadas na primeira etapa e resultado final do 2º Concurso Municipal de Cafés de Qualidade de Itarana.
O espaço utilizado para avaliação foi o laboratório de degustação da Coopeavi, o qual possui todas as características de uma sala específica para o objetivo, bem como sem riscos de haver contaminação das amostras, uniformidade nas torras e degustação.
A equipe responsável acompanhou e fez parte de todos os processos.
Essa primeira fase da classificação foram selecionadas as 10 melhores amostras de Cafés Arábica e Conilon, realizada dia 29 e 30 de agosto.
Segue:
O 1º Concurso Café de Qualidade de Itarana tem como objetivos identificar, promover e premiar agricultores de cafés arábica e conilon de qualidade, além de incentivar o emprego de novas tecnologias e práticas sustentáveis no processamento “pós-colheita do café” juntos aos produtores locais, agregando valor à produção e conquistando novos mercados.
O concurso é coordenado por uma comissão organizadora, responsável por tomar as decisões e praticar os atos necessários a realização deste concurso, através da Decreto n° 1.742/2022, o qual regulamenta o concurso nos termos da Lei Municipal nº 1.424/2022 e dá outras providências.
Desta forma, a página vai relacionar todos os concorrentes e classificá-los com seus respectivos cafés a fim de dar seguimento nas próximas etapas.
Nos dias 05 e 06 de setembro aconteceu a primeira etapa de classificação das amostras de cafés das categorias arábica e conilon, referente ao 1º Concurso Municipal do Café de Itarana.
Foram avaliadas no total 162 amostras de café arábica e 46 amostras de café conilon, onde foram obtidos ótimos cafés, com excelentes pontuações.
Na categoria arábica 50,6 % dos cafés conseguiram notas acima de 83 pontos, 43,8% entre 80 e 83 pontos, e apenas 5,4% abaixo de 80 pontos.
Na categoria dos cafés conilon 76% teve pontuação acima de 80 pontos e 24% abaixo de 80 pontos.
Somente as dez melhores amostras de cafés arábica e conilon foram classificadas para a segunda etapa para serem submetidas a segunda avaliação da Comissão Julgadora por meio da análise sensorial.
AMOSTRAS CLASSIFICADAS NA PRIMEIRA AVALIAÇÃO
Categoria Café Arábica
- Ariclenes Kruger Possmoser
- Danilo Barth
- Denilton Santos Loss
- Edson Holz
- Edvan Grunewald
- Gerles Brandemburg
- Gilson Braun
- Ismael Grunewald
- Sivanius Kutz
- Vitalino Possmoser
Categoria Café Conilon
- Alesio Brandemburg
- Belmiro Rutzatz
- Ederaldo Kopp
- Eliseu Brandemburg
- Giovanio Cesar Sering
- Maria Eliza Klug Posmoser
- Nathan Timm Herzog
- Rosalinda Schroder Brandemburg
- Suélen Mara Buctke
- Vanderlei Janke
Foram selecionadas as dez melhores amostras de café arábica e conilon para serem submetidas à segunda avaliação.
Os nomes acima relacionados estão classificados por ordem alfabética e não por pontuação.