Alunos da rede municipal promovem feira de verduras e frutas
Amanhã (10), a partir das 08 horas, os alunos vendem produtos agrícolas na Praça Ana Mattos, no centro da cidade.
A Secretaria de Educação de Itarana, juntamente com os professores das escolas municipais do interior do município desenvolveram com os alunos o projeto “Escolas do Campo : Vivenciando um dia de feira. Várias atividades foram trabalhadas nas escolas até a produção da etapa final do projeto, quando os estudantes promovem uma feira de frutas e verduras no centro da cidade.
Os 55 alunos que participam do projeto tem em média de 6 a 10 anos e estudam nas escolas municipais EMPEF Alto Santa Joana, EMUEF Santa Rosa e EMUEF Fazenda Bruno Jastrow localizadas em Alto Santa Joana, Santa Rosa e Alto Jatibocas, respectivamente. Como a maioria destes estudantes são filhos de produtores rurais, o projeto foi promovido de forma que os alunos pudessem ampliar suas habilidades e ao mesmo tempo compreender e valorizar o meio onde estão inseridos.
Segundo a pedagoga, Elizete Izabel Garcia, eles foram incentivados a identificar quais são os produtos agrícolas cultivados na comunidade, valorizar o trabalho das famílias, refletir sobre o uso dos números no cotidiano além de produzir textos e reconhecer a importância dos vegetais para a saúde.
“Nós percebemos que grande parte dos alunos estava com baixo rendimento escolar e que alguns pais estavam afastados da escola. Com esse projeto conseguimos melhorar todos esses aspectos”, explica a pedagoga.
Através das atividades propostas os alunos descobriram que o milho e a banana são os produtos mais cultivados pelos pais seguidos pelo café o feijão e o inhame. Eles ainda pesquisaram sobre como esses produtos são comercializados e como são formados os preços. Nesse sentido os alunos também trabalharam com o dinheiro, identificando moedas e cédulas.
Outra atividade desenvolvida com as crianças foi o incentivo ao consumo de vegetais e frutas. Elas assistiram a uma palestra sobre “Educação Nutricional” ministrada pela nutricionista, Cidiani Magri Marquez, e com o apoio dos professores preparam uma salada de frutas e um sopão utilizando os legumes estudados em sala de aula. Além de estudar sobre o valor nutricional dos alimentos e sua importância para a saúde os alunos também pesquisaram e elaboraram receitas.
O projeto será apresentado à comunidade através de uma feira de frutas e verduras, preparada e organizada pelos estudantes. A ação proporciona ao aluno vivenciar a última etapa da produção agrícola, quando os produtos saem do campo e chegam até o consumidor. Além de vender produtos frescos e saudáveis também serão distribuídas receitas com sugestões para o preparo dos alimentos. O dinheiro arrecadado com a feira será utilizado pelos estudantes para conhecer uma propriedade de agricultura orgânica.
Participação dos Pais
O apoio dos pais também foi fundamental para a concretização do projeto. Além fornecer dados para as pesquisas dos filhos eles também doaram os produtos para serem comercializados na feira.
Para o produtor rural Adalto Jastrow, pai do Pedro Henrique (07), o projeto é um incentivo para que as crianças aprendam desde novas como funciona o trabalho no campo. “Geralmente os mais novos não pensam em trabalhar na roça, só querem conseguir um emprego e trabalhar na cidade”, explica Adalto.
Com o incentivo da escola os alunos passaram a ter outra percepção do trabalho desenvolvido pelos pais. “Depois do projeto meu filho quis até plantar verdura. Ajudei ele a preparar um canteirinho e ele semeou rabanete”, comemora o agricultor.
Serviço Feira de Verduras e Frutas Dia: 10/06 Hora: a partir das 08 horas Local: Praça Ana Mattos
Compartilhe:
10
Jun,
2014
Por: PMI
Última modificação em
10/06/2014
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.