4º Encontro do Turismo e 1º Encontro da Cultura destacou a realidade econômica e cultural de Itarana
Foi realizado nesta terça-feira (15), no Ginásio Poliesportivo, o 4º Encontro do Turismo e 1º Encontro da Cultura de Itarana, com o tema CONHECENDO A DIVERSIDADE CULTURAL E TURÍSTICA DAS RAÍZES DA NOSSA TERRA. O encontro reuniu associações e produtores que atuam na agroindústria e no cultivo de flores, destacando as festividades realizadas pelas comunidades do interior, como a Festa da Colheita, evento característico das comunidades pomeranas e a Festa do Café, promovida pela comunidade de Alto Jatibocas.
O evento retratou a realidade econômica de Itarana, que é baseada principalmente na agricultura, com destaque para a produção de café, a principal cultura cultivada no município. Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi apresentado um panorama do cultivo do café em Itarana e também realizado ao vivo o processo de qualificação do grão. Os participantes puderam experimentar a bebida e perceber a diferença entre os tipos de café.
Outro destaque foi a Festa da Colheita, que é realizada por diversas comunidades do interior do município através da Igreja Luterana, sendo uma característica da cultura pomerana. Segundo Floriano Grunewald, representante da comunidade Luterana de Alto Jatibocas, o objetivo dessa festividade é agradecer os produtos colhidos na roça. Ele relata que com o passar dos anos a Festa da Colheita foi evoluindo, agregando outras características como o almoço, leilão, jogos, como por exemplo, acertar o peso da linguiça, entre outros.
Essa festividade gera fluxo turístico no interior, atraindo visitantes de outras comunidades e até de outras cidades, se destacando entre os eventos realizados no município. Hoje a festa da colheita, falando lá dos altos, é uma festa tradicional. Muitos que vão lá, quase sempre voltam lá de novo, explica Floriano.
Para o diretor do departamento de Turismo e Cultura, Breno Fiorotti Mauri, falar sobre as culturas da nossa terra é transmitir valores e conhecimentos que jamais imaginaríamos vivenciar: da terra, dos produtos, do trabalho, da força de vontade e de várias simbologias que, na prática, também tornam real o verdadeiro sentido das comunidades de nosso município.
Participaram do evento a Associação Loriato (agricultura familiar), Associação da Matutina (agricultura familiar), Daniela Becalli (produção de flores) e a Associação para o desenvolvimento do Turismo de Itarana (ADETURI), que reúne diversos empresários e empreendedores de Itarana, de áreas diversas como setor hoteleiro, restaurantes, artesanato, agroindústria, entre outros. Também marcaram presença a Biblioteca Municipal, com material bibliográfico sobre o município, e a Lira Musical Francisco Correa da Silva.
Realizado pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Itarana com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente O 4º Encontro do Turismo e 1º Encontro da Cultura de Itarana contou também com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Ademar Schneider, a vice-prefeita Leonila Fiorotti Galazi, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Alberto Neumann, secretários municipais, vereadores e representantes das associações.
Compartilhe:
16
Ago,
2017
Por: PMI
Última modificação em
16/08/2017
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.