Secretaria de Saúde promove mais um Bota Fora para combater o mosquito Aedes aegypty
No dia 27 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde de Itarana (SEMUS) vai promover mais um Bota Fora Emergencial para combater o mosquito Aedes aegypty, transmissor da dengue, febre do Chikungunya e Zika vírus. A ação tem como objetivo sensibilizar e orientar a população para o combate ao mosquito, eliminando os depósitos. A ação será na localidade do Rizzi, no interior do município, a partir das 07h30min.
Do mês de Janeiro de 2016 até o início de fevereiro foram encontrados 24 focos do mosquito nos domicílios Itaranenses, em locais como bromélias, vasos sanitários, tampas de lixo, lonas, piscina, entre outros. A orientação é que os moradores façam vistorias constantes nas residências, pelo menos uma vez por semana, para eliminar os depósitos, principalmente após os períodos chuvosos.
No dia 19 de dezembro de 2015 a SEMUS realizou um bota fora emergencial, quando foram recolhidos cerca de 10 veículos tipo basculante com lixo. A ação contou com a participação de funcionários da Secretaria de Saúde, de Obras e de outras secretarias, Defesa Civil, além da participação de grupos religiosos da cidade (EAC - Igreja Católica), munícipes e autoridades.
Além disso, a SEMUS realiza visitas domiciliares através dos agentes de endemias a cada 2 meses (protocolado pelo Ministério da Saúde) com o objetivo de eliminar os focos e orientar os moradores. As residências onde são encontrados focos de mosquito recebem uma notificação de incidência emitida pela Secretaria Municipal de Saúde. Os casos de reincidência são encaminhados para o Ministério Público.
No mês de dezembro foram notificados 04 casos de zika virus em Itarana, sendo todos importados. Para bloqueio dos casos suspeitos foi utilizado o UBV Leve, mais conhecido como fumacê segundo protocolo do Ministério da Saúde o UBV leve só poderá ser utilizado em um raio de 100 m da residência de caso confirmado de dengue e está sendo utilizado até o momento em caso suspeito de Zika Vírus.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os moradores de Itarana ao deslocarem-se para municípios com circulação do vírus da dengue, Zika Vírus ( dentro do Estado do ES e fora do Estado ) e Chikungunia ( fora do Estado), previnam-se contra picadas de mosquito fazendo uso de repelentes recomendados pelo Ministério da Saúde, calças, sapatos fechados, mosquiteiros, entre outros.
Compartilhe:
26
Fev,
2016
Por: PMI
Última modificação em
26/02/2016
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.