Produtores Rurais devem ficar atentos: emissão da Nota Fiscal de Produtor passará a ser feita pelo aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) a partir de 1º de janeiro de 2026
A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC), informa aos produtores rurais e pescadores do município que, a partir de 1º de janeiro de 2026, haverá mudança no processo de emissão da Nota Fiscal de Produtor Rural, conforme determinação da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ).
De acordo com o novo normativo estadual, a emissão das notas deverá ser realizada exclusivamente por meio do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), uma ferramenta gratuita facilitando o processo de emissão diretamente pelo celular. O aplicativo foi criado para tornar o procedimento mais ágil, seguro e acessível, especialmente para quem atua em áreas rurais.
Com essa mudança, a nota fiscal eletrônica emitida pelo aplicativo da SEFAZ será descontinuada e todos os produtores deverão se adaptar ao novo formato digital. É importante lembrar que a emissão de notas fiscais no formato eletrônico será obrigatória para todos os produtores rurais e pescadores artesanais, a partir de 02 de janeiro de 2025, conforme determina o Decreto nº 5.704-R/2024.
O NAC de Itarana reforça a importância de que os produtores busquem informações com antecedência, evitando transtornos e garantindo a regularidade fiscal de suas atividades. A equipe do Núcleo está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos procedimentos.
“Essa transição representa um avanço no processo de modernização fiscal, tornando mais prático o controle e a emissão de notas. Nosso papel é auxiliar os produtores rurais nesse processo de adaptação”, destaca a equipe do NAC.
O Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC) está à disposição para auxiliar a população que tiver dúvidas ou precisar de apoio.
Saiba mais:
Atendimento do NAC – Secretaria Municipal de Administração e Finanças
Horário de atendimento: 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00
Prefeitura Municipal de Itarana, trabalhando para informar e facilitar o dia a dia do produtor rural.
Compartilhe:
21
Out,
2025
Por: Matheus da Silva Rigamonte
Última modificação em
21/10/2025
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.