Notícia

Prefeitura Municipal de Itarana/ES


Imagem da notcia

Itarana participa da 6ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa em Itaguaçu


No dia 29 de maio de 2025, o município de Itarana marcou presença na 6ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Itaguaçu/ES. O evento reuniu representantes de Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã em um importante espaço de diálogo, escuta qualificada e construção coletiva de propostas em defesa dos direitos da pessoa idosa.

A conferência foi promovida pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa de Itarana e Itaguaçu, com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social dos três municípios participantes.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro seguiu as diretrizes da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, abordando temas fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

Entre os assuntos debatidos, destacaram-se:
✔ O financiamento e a sustentabilidade das políticas públicas;
✔ A proteção à vida, à saúde e ao bem-estar;
✔ O combate à violência contra a pessoa idosa;
✔ O incentivo ao protagonismo social e comunitário na velhice;
✔ O fortalecimento dos conselhos de direitos enquanto espaços permanentes de controle social.

Um dos momentos de destaque foi a palestra da conselheira Augusta Isabel Scárdua, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), que trouxe reflexões importantes para o debate e para a construção de propostas efetivas.

As propostas elaboradas durante a conferência serão encaminhadas à etapa estadual do processo, prevista para acontecer em setembro de 2025. As ideias aprovadas nessa fase seguirão para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em novembro deste ano.

A participação ativa de Itarana no evento reafirma o compromisso do município com a promoção dos direitos, da dignidade e da inclusão das pessoas idosas, além de reforçar a importância da construção coletiva de políticas públicas que garantam o envelhecimento com respeito, qualidade de vida e participação social.


  • Compartilhe:
  • Por: Matheus da Silva Rigamonte

Última modificação em 29/05/2025

  Galeria de Fotos da Publicação