Prefeitura de Itarana intensifica vacinação nas escolas para ampliar proteção de crianças e adolescentes
A Prefeitura Municipal de Itarana, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Programa Estadual de Imunizações e do Programa Saúde na Escola, deu início à intensificação da Estratégia de Vacinação nas Escolas em 2025. A ação tem como objetivo reduzir a hesitação vacinal, ampliar a cobertura de imunização e prevenir doenças imunopreveníveis entre crianças e adolescentes do município.
A vacinação está sendo realizada diretamente nas unidades escolares da rede pública, com a oferta das vacinas que compõem o Calendário da Criança e do Adolescente. Estão incluídas imunizações como Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Meningocócica ACWY, HPV, entre outras, conforme a situação vacinal registrada no cartão de vacinação do estudante.
Vacinação com segurança e praticidade
As vacinas são seguras, eficazes e os efeitos colaterais, quando ocorrem, são leves e passageiros, podendo incluir dor local, febre e mal-estar nas 24 a 48 horas após a aplicação. A vacinação nas escolas busca garantir praticidade e maior alcance junto ao público-alvo, reforçando o compromisso com a saúde coletiva e a proteção da infância e adolescência.
“Levar a vacina até as escolas é uma estratégia importante para alcançar o público infantojuvenilcom mais eficácia. Contamos com a parceria das famílias para garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes”, destaca a secretária municipal de Saúde.
Documentação obrigatória
Para que a vacinação seja realizada nas escolas, é indispensável que o estudante esteja portando, no dia da aplicação, a caderneta de vacinação e o CPF ou cartão do SUS (CNS). Os pais e responsáveis foram previamente informados pelas escolas sobre o cronograma de vacinação, onde as crianças e adolescentes serão vacinados mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Mais informações
A Prefeitura reforça o chamado para que pais e responsáveis aproveitem a campanha nas escolas ou procurem a UBS mais próxima para garantir a imunização. A vacina é segura, gratuita e uma das principais formas de cuidado com a saúde coletiva. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação das famílias e lembra que, para dúvidas ou esclarecimentos, os responsáveis devem procurar a Agente Comunitária de Saúde (ACS) da sua área.
Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura para mais informações.
Compartilhe:
06
Jun,
2025
Por: Matheus da Silva Rigamonte
Última modificação em
06/06/2025
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.