Prefeitura de Itarana Informa: Indisponibilidade Temporária do Sistema Cadastro Único
A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Gestão do Cadastro Único, informa a todos os cidadãos que utilizam o Cadastro Único como porta de entrada para os programas e benefícios do Governo Federal que o sistema de Gestão do Cadastro Único passará por importantes mudanças a nível federal. O sistema CADÚNICO V7, até o momento operacionalizado pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, irá migrar para uma nova plataforma do Governo Federal e será operacionalizado pelo DATAPREV.
Para garantir uma transição eficiente e segura, o sistema ficará temporariamente indisponível no período de 28 de fevereiro a 16 de março. Durante esse intervalo, não será possível realizar novas inclusões, atualizações ou consultas no Cadastro Único. Durante o período de suspensão, a equipe do Cadastro Único em Itarana participará de uma capacitação online sobre o Novo Portal, garantindo um atendimento ainda mais qualificado à população assim que o sistema for restabelecido.
Informamos ainda que os programas federais que usam o Cadastro Único, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não farão ações de bloqueios ou cancelamentos neste mês de março, garantindo que os beneficiários não sejam prejudicados.
Este novo sistema do Cadastro Único visa aprimorar o atendimento à população, proporcionando uma gestão mais ágil e eficiente das informações das famílias que acessam os programas de transferência de renda e benefícios do Governo Federal.
Melhorias a serem obtidas com o Novo Portal
Este novo Cadastro Único permitirá evoluções constantes no sistema e garantirá mais segurança, eficiência no combate às fraudes, uma integração mais ampla com outras bases de dados do Governo Federal, agilidade e otimização dos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão.
De acordo com informações do Governo Federal, as mudanças não exigirão qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios.
O objetivo é automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. A integração, com o cruzamento de dados com as outras bases do Governo Federal, que até o presente momento levava de dois a três meses para ser realizada, poderá ser feita em poucos dias, por meio de processos automatizados e rotineiros.
Outra novidade do sistema é que será possível acessar o formulário do Cadastro Único de maneira offline em dispositivos móveis (tablets ou celulares), o que facilitará o trabalho dos técnicos que atuam em áreas sem internet. Dessa forma, eles não precisarão transcrever os dados coletados, registrados no formulário de papel. Contudo, os formulários impressos permanecerão como uma alternativa para inclusão e/ou atualização de dados das famílias, em caso de necessidade.
Para mais informações, procure o setor do Cadastro Único, no CRAS, ou entre em contato pelos telefones: (27) 3720-4653 e/ou (27) 3720-4654.
Compartilhe:
11
Mar,
2025
Por: Matheus da Silva Rigamonte
Última modificação em
11/03/2025
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.