Secretaria de Saúde de Itarana leva Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase para as escolas
A Secretaria Municipal de Saúde de Itarana iniciou na segunda-feira (18) a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase, promovida pelo Governo Federal. Neste ano serão realizadas ações em algumas escolas da rede pública municipal, atendendo crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos. O objetivo é identificar casos suspeitos de Hanseníase e reduzir a carga parasitária de Geohelmintos.
Para combater a incidência de Geohelmintíase, também conhecida como verminose, serão realizados exames de fezes em todos os alunos. Já a investigação dos sinais e sintomas da Hanseníase serão feitos por meio da análise do questionário de autoimagem. O formulário deve ser respondido em casa com auxílio de um responsável, indicando a presença de manchas pelo corpo e sua natureza.
O estudante que for identificado com alguma dessas doenças ou sintomas será encaminhado para as unidades de saúde do município para receber o tratamento adequado. Durante as visitas os profissionais da secretaria também estão promovendo palestras educativas sobre manchas e sinais pelo corpo, hábitos de higiene, além de distribuir materiais lúdicos com orientações de prevenção.
Para o secretário de saúde de Itarana, Luiz Cláudio Coan, a importância da campanha está no sentido de que estas patologias, apesar das informações disponíveis, ainda são ignoradas pela população que não considera como problema seus sinais, sintomas e efeitos, que podem ser letais.
A campanha acontece no município do dia 18 de agosto até o dia 30 de setembro e vai atender 6 escolas da rede municipal de ensino.
ESCOLAS
DATA DAS AÇÕES
EEUEM Sossego Meneghel
18/08 e 19/08 17/09
EEEPEF Baixo Sossego Rizzi
18/08 e 19/08 16/09
EMEF Luiza Grimaldi
19/08 e 20/08 22/09 e 24/09
EEEFM Alto Jatibocas
20/08 e 21/08 08/09 e 10/09
EEEF Josué Baldotto
25/08 e 26/08 15/09
EMEF Camilo Bridi
28/08 e 29/08 11/09
Hanseníase e Geohelmintíase
A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. Os principais sintomas são: sensação de formigamento; fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas (geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio e tato);
A Geohelmintíase, é uma doença parasitária intestinal causada pelos Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria, ancilostomídeos, entre outros. Esses parasitas são transmitidos pelo solo, pela água, alimentos mal lavados e falta de higiene básica. Os principais sintomas são: anemia, dor abdominal, diarreia, vômito, perda de peso, fraqueza e cansaço.
Compartilhe:
21
Ago,
2014
Por: PMI
Última modificação em
21/08/2014
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.