Imagem da notcia >

Cadastro de animais para castração

Visando o controle populacional de cães e gatos a Prefeitura Municipal de Itarana por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAMA), estará realizando o cadastro das famílias interessadas que possuam animais domésticos, para realização de castrações. Os interessados devem procurar a secretaria, situada na Rua Paschoal Marquez, S/N, Centro, Itarana/ES, próximo a Câmara Municipal de Itarana, a partir do dia 01 à 31 de maio 2024. A prioridade será para famílias de baixa renda inscritas no CadÚNICO, tutores voluntários e protetores independentes que se responsabilizarem por cuidados com os animais errantes após o procedimento cirúrgico até total reabilitação.

A implantação do processo de castração visa reduzir a taxa de reprodução destes animais, controlando sua superpopulação de rua, evitando assim o nascimento e abandono de filhotes indesejados e reduzindo a população de errantes.

O objetivo dessa ação é destacar a importância de proporcionar o bem estar e qualidade de vida para cães e gatos de forma ética e responsável, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da proteção animal, e garantir uma relação harmoniosa entre seres humanos e animais.

Através dessas ações o município vem tentando amenizar os transtornos gerados por animais errantes, mas isto não exime a população e os tutores da responsabilidade para com estes animais, haja visto que abandono e maus tratos se enquadram como crime ambiental em conformidade com a Lei n°9.605/1998.

Documentos necessários para inscrição:

Documento pessoais do tutor ou tutor voluntário - CPF e RG;

Dados e fotos do (s) animal (ais);

Comprovante de inscrição no CadÚNICO.

• Por: Matheus da Silva Rigamonte

Última modificação em 24/04/2024