Imagem da notcia >

26ª Campanha de vacinação contra influenza para os grupos prioritários começou em Itarana

26ª CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA (GRIPE) 2024 PARA OS GRUPOS PRIORITÁRIOS

No dia 25/03/24, iniciou no município a 26ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2024 para os grupos prioritários. Até o momento foram recebidas 510 doses do imunizante Influenza Trivalente que previne contra os vírus (H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victoria).

O principal objetivo é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários (trabalhadores de saúde, crianças, idosos, gestantes, puérperas, entre outros conforme quadro abaixo).

O total do público-alvo apto a receber a dose do imunizante chega a 4.616 (quatro mil, seiscentos e dezesseis) itaranenses segundo dados do governo e outras bases de dados.

A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, de 7hr às 16hr, na Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi” (Unidade Nova). Nas demais unidades de saúde é necessário consultar o agente comunitário para saber quando ocorrerá a vacinação. O Dia D, previsto com data para 13/04/2024 será divulgado nos canais de comunicação e redes sociais da Prefeitura caso adiamento se necessário.

Segundo o coordenador municipal de imunizações Braz Simão Baldotto Filho é extremamente necessário que os grupos prioritários façam a adesão para a imunização, fazendo assim com que a circulação do vírus seja reduzida.

Algumas condições que adiam a vacinação e contra indicações são:

- Pessoas com quadro febril, sinais e sintomas e casos confirmados de covid-19 devem obter melhora do quadro, e aguardar 30 dias para receber a dose da vacina;

- História de alergia a ovo (leve, moderada ou grave - fazer sob supervisão e orientação médica);

- A vacina está contraindicada em crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde os grupos prioritários que devem ser imunizados são:

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Trabalhadores da saúde;

- Povos indígenas;

- Povos quilombolas;

- Pessoas portadoras de comorbidades;

- Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos);

- População privada de liberdade;

- Professores;

- Forças de segurança e salvamento;

- Forças armadas;

- Pessoas em situação de rua;

- Pessoas portadora de deficiência;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso;

- Trabalhadores portuários.

Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi”

Sala de Vacinas