Notícia

Prefeitura Municipal de Itarana/ES


Imagem da notcia

Conheça os homenageados da 45ª edição da Feira Municipal de Itarana


Com a realização de mais um ano de festividade, a 45ª Concentração Comunitária, Festa dos Itaranenses Ausentes e Feira do Agroturismo traz seus homenageados para itaranense presente e ausente de 2023.

O evento começou com a ideia de arrecadar fundos para a merenda escolar, acontecendo então a primeira Concentração de Barracas de Itarana.

Com o passar dos anos devido ao grande número de pessoas que aproveitavam a ocasião para visitar a cidade passou a ser chamada de “Festa dos Itaranenses Ausentes”, trazendo para prestigiar a figura de duas pessoas com relevante representação, sendo uma delas natural de Itarana e a outra não residente, mas atuante dentre os trabalhos para o município.

E os homenageados deste ano são:

 

JOSIMAR LUIZ PEREIRA

Josimar Luiz Pereira nasceu no município de Central de Minas - localizado na região de influência de Governador Valadares - em 13 de abril de 1956. É o segundo de três filhos de Nair do Carmo e Francisco Luiz Pereira. Sua mãe era dona de casa e seu pai trabalhou em diversas frentes ao longo da vida: farmacêutico prático, político, representante comercial, lojista e empresário de pequenas confecções.

Ainda criança mudou-se para Mantena, onde seu pai geria a rede de drogarias São Luiz. Na adolescência começou a ajudar seu pai com o atendimento nas farmácias no contraturno das aulas do Colégio Estadual e do Instituto do Povo. Nessa época foi quando começou a ter contato com os diferentes tipos de doenças e, também, sobre como tratá-las.                                                                   

Para que Josimar e seus irmãos dessem continuidade aos estudos ao fim do Ensino Médio, Francisco e Nair decidiram migrar para uma cidade que ampliasse as oportunidades de formação profissional. A família deixou para trás a vida de cidade pequena no interior de Minas Gerais em direção a uma capital onde houvesse ensino superior. O destino era Vitória.

Em 1973, alojado no recém aterrado bairro de Ilha de Santa Maria, Josimar cursou o terceiro ano junto ao cursinho no Colégio Salesiano. Nessa época, fez a escolha pelo curso de Medicina, ao qual ingressou no ano seguinte pela EMESCAM. Como a faculdade era privada, logo vieram as dificuldades financeiras, o que fez o estudante lançar mão do crédito educativo oferecido pelo Governo Federal.

Durante os 6 anos de graduação, Josimar atuou enquanto estagiário em muitos dos hospitais e instituições de saúde da Grande Vitória: atendeu crianças no Hospital Infantil; cuidou de pacientes graves no CTI do Hospital Santa Rita e no pronto socorro da Santa Casa; foi auxiliar em diferentes partos e cesarianas na Pró-Matre e trabalhou na coleta e distribuição de sangue também da Santa Casa.

Em meio às aulas e aos estágios, acabou conhecendo Regina Amélia Arrivabene Scaramussa, com quem começou a namorar. Nas idas à casa da namorada, Josimar acabou conhecendo seu tio, o recém-formado médico Brás Adolpho Arrivabene, já estabelecido em Itarana. Então, era comum que viajassem a essa cidade para passar a visitar os parentes e também em ocasiões festivas.

Em 1981, Brás convidou Josimar, formado Clínico Geral no ano anterior, para trabalhar no hospital de Itarana como plantonista. Logo, o jovem médico passou a morar em um quartinho construído atrás do antigo edifício próximo à Praça Ana Matos. Em 1982, se casou com Regina, e ambos se mudaram definitivamente para a nova cidade onde escolheram viver e cuja população os recebeu com muita hospitalidade.

Seguiu com os trabalhos no Hospital São Brás; atendeu os associados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itarana; fez atendimento ambulatorial na Unidade Básica de Saúde. Nessa trajetória de 42 anos enquanto servidor público - da qual nos orgulhamos -, contribuiu no combate às epidemias de esquistossomose na zona rural do município; atuou na atenção primária à saúde das famílias do município; trouxe ao mundo gerações de novos itaranenses e segue cuidando deles até hoje.

Conheça os homenageados da 45ª edição da Feira Municipal de Itarana

(Arquivo pessoal de Josimar Luiz Pereira)

 

LUIZ HENRIQUE TONIATO

Nascido em Itarana em 28 de julho de 1954, filho de Acindino Toniato e Isabel Fardin Toniato, casado com Esther Nascimento, é pai de três filhos: João, Lucas e Enzo. Mora em Vitoria desde 1970.

É empresário e gestor de Empresas e Negócios Próprios desde 1975. Possui formação de Executivo/Gestão Empresarial junto a Fundação Dom Cabral, graduação em gestão pública, atuando como executivo de Empresas há mais de 30 anos nas áreas de mármore e granito, madeira e mobiliário, logística, importação/exportação, consultorias e empresa de investimentos imobiliários.

Foi superintendente Executivo do Cetemag por duas gestões, que ajudou a criar, e também atuou como presidente da Feira de Mármore e Granito do Espírito Santo. Fundador e vice-presidente da Abimad Associação Brasil da Industria de Móveis e Artigos de Decoração. Participante ativo e membro do Conselho de representantes da Ases Associação Empresarial da Serra. Membro do Conselho da Cidade e do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município da Serra.

Foi também membro do Conselho de Administração da Suppin e vem atuando como voluntário em várias instituições com responsabilidade social, tendo sido diretor do Orfanato Cristo Rei em três gestões.

Atuou no SindMadeira a partir de 2008, tendo sido diretor, vice-presidente e presidente de 2014 a 2017. Participou da criação e presidiu a Agencia de Negócios do setor. Foi membro do Conselho Deliberativo do Senai de 2016 a 2017, membro do Conselho do Ideies de 2017 a 2018 e vice-Presidente da Câmara Setorial da Indústria de madeira e mobiliário.

Foi membro do ConpTec - Conselho Temático de Tecnologia e Inovação da Findes de 2014 a 2017.

Vem atuando ativamente na área de inovação como membro fundador da MCI Mobilização Capixaba pela Inovação desde 2018, e no Sebrae, vem liderando essa agenda no campo da inovação.

Foi membro do Conselho Superior da Findes de 2008 a 2018, tendo representado a instituição em vários outros conselhos externos.

Foi vice-presidente da Findes na Gestão do presidente Leo de Castro de 2017 a 2020, onde atuou ativamente na gestão do Sistema Findes, acompanhando todo o Programa de Trabalho junto ao Escritório de Projetos, e também liderou os seguintes programas prioritários:

1 - Modernização e Fortalecimento da Governança, Organização e Gestão;  

2 - Programa de Promoção de Negócios - Mais Negócios;

3 - Programa de Comunicação Integrada.

Possui experiência em avaliação, gestão e implantação de Programas e Projetos.

Está no cargo de diretor Técnico do Sebrae ES desde 2019.

  Conheça os homenageados da 45ª edição da Feira Municipal de Itarana

(Arquivo pessoal de Luiz Henrique Toniato)


  • Compartilhe:
  • Por: PMI

Última modificação em 06/10/2023

  Galeria de Fotos da Publicação