Após destaque como o município que mais vacinou no estado proporcionalmente pelo número de habitantes, Itarana segue em ritmo intenso na imunização contra a Covid-19
Em 11 de junho Itarana foi destaque no jornalismo do Bom Dia ES como o município que mais vacinou a população proporcionalmente pelo número de habitantes no estado do Espírito Santo com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.
Com mais de 10 mil habitantes, o município segue com percentual de 17% dos itaranenses que já receberam as duas doses do imunizante.
Fatores como as estratégias adotadas e a organização da Coordenação de Imunização Municipal junto à sua equipe técnica ajudam a explicar o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Itarana. Desde o início da campanha, no dia 20 de janeiro de 2021, as equipes da Saúde tinham a certeza do quão importante seria esse momento e ao mesmo tempo como seria desafiador, visto que o recebimento de doses ainda era pequeno. E mesmo assim o município já ganhava destaque como um dos três que mais receberam e aplicaram as doses. O último vacinômetro do dia 23 de junho mostra um número de 6.427 das doses aplicadas, de 6.606 doses recebidas.
A secretária municipal de Saúde, Vanessa Arrivabene, reforça a importância da população em se imunizar e também agradece os funcionários da gestão pelo empenho e dedicação no trabalho realializado.
No momento, a vacinação segue em ritmo acelerado, lembrando que todo o processo da campanha demanda do recebimento de doses fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA). Além dos grupos já preconizados pelo Ministério da Saúde, atualmente é vacinada a faixa etária da população em geral de 50 a 59 anos, com perspectiva de diminuir durante os próximos dias para novas faixas etárias, sendo elas: 40 a 49, 30 a 39 e 18 a 29 anos.
Todas as informações sobre a imunização são obtidas através do agente comunitário de saúde, sendo informado a data, horário e local para o recebimento da dose.
Os pontos de vacinação ficam concentrados nas unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESFs), na sala de vacinas, localizada na Unidade de Saúde da Família Dr. Gilmar José Bridi (ao lado da Pestalozzi) e, quando a demanda de pacientes é alta, os atendimentos acontecem no Centro Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora com equipes definidas. Também é ofertado atendimentos aos pacientes domiciliados ou acamados de várias comunidades e aos que possuem dificuldades em acesso ao local de vacinação.
O município recebeu até então e trabalha com os imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.