Primeira noite de autógrafos marca o lançamento do livro Contos ao pé da figueira
Na última sexta-feira (26) foi lançado o livro Contos ao pé da figueira, do autor José Renato Coan. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult), marcou a primeira noite de autógrafos acontecida no município.
O momento foi realizado no Auditório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luiza Grimaldi, contando com a presença dos familiares e amigos convidados do dono da obra e autoridades como o prefeito, Vander Patricio, o secretário Municipal de Desporto, Cultura e Turismo, André Fiorotti, a secretária Municipal de Assistência Social, Sabrina Scardua Fiorotti, a secretária Municipal de Educação, Aline Chiabai Costa Franco, o vereador eleito presidente da Câmara Municipal de Itarana, Edvan Piorotti de Queiroz, e os vereadores, Francisco Bergamaschi, Ilza Jastrow Arnaholz, Odair Domingos Pinto dos Santos e Braz Simão Baldotto Filho.
O livro traz contos descritos por protagonistas de nossa cidade, com histórias desde o ano de 1930. A homenagem aos itaranenses, ausentes e presentes, contém muita afetividade envolvida em seus textos, pois os personagens são pessoas queridas por todos nós. Para ficar marcado na memória, o conteúdo é baseado em fatos reais, feitos para voltar ou adiantar no tempo e se emocionar.
O trabalho de produção começou com o contato das famílias, autorização para falar das pessoas e a coleta de informações. A partir daí, para tornar as histórias mais encantadoras, houve a contextualização em forma de contos com a linguagem poética. Assim, com base nos escritos foi feito uma parceria com a editora Recanto das Letras, em São Paulo, que cuidou de revisão, diagramação e impressão, sendo a editora-chefe, Cássia de Oliveira.
José Renato Coan teve a pretensão de escrever sobre Itarana por ser sua cidade natal e para resgatar a cultura como forma de preservar a memória do lugar.
Essa ideia de escrever sobre as pessoas de Itarana é para recuperar essa memória coletiva que aos poucos está sendo perdida. Se não fizer nada, daqui a pouco ninguém mais saberá contar esses acontecimentos. Fato é que a cultura de Itarana está ligada a essas histórias. Ainda que sejam homenagens poderá ver aspectos como tradições, costumes, língua, religiosidade, etc. As histórias, que foram escritas para ser lidas e degustadas, trazem esses aspectos de toda a vida da cidade, em quase um século. Ressalto, contudo, que todas as pessoas homenageadas tiveram seus nomes autorizados pelas famílias que participaram do processo, desde a aceitação ao projeto até às informações e tudo o mais que era necessário.
Ainda, o autor do livro é grato pela parceria com a Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo, organizadora do evento.
Além disso quero destacar a importância da Sedecult nesse momento de divulgação. A equipe se empenhou ao máximo e o resultado foi uma noite inesquecível para Itarana. O secretário André e sua equipe não mediram esforços para que tudo fosse feito da melhor forma. E o resultado foi essa noite linda que todos tiveram. Até o dia 25 de fevereiro o livro pertencia ao autor e a editora Recanto das Letras. A partir de 26 de fevereiro ele é de toda Itarana porque é nossa gente e nosso povo retratados nele, finaliza.
O autor
Tem formação em Direito, pós-graduado em Didática do Ensino Superior, especialista em Gênero e Raça e Mestrado em Gestão Pública. Servidor público, advogado e ex-professor universitário. Estudou em escola pública, na Escola de Demonstração de Itarana e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aleyde Cosme. Também estudou no Colégio Nacional em Vitória, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na União Estadual dos Estudantes - Bahia (UEESBA) e na Fundação Getulio Vargas (FGV).
Compartilhe:
01
Mar,
2021
Por: PMI
Última modificação em
01/03/2021
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.