Caminhada à Capela de Santa Luzia pretende impulsionar o turismo de Itarana na próxima sexta-feira
A Prefeitura Municipal de Itarana, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult), em parceria com o Grupo de Caminhada Guardiões das Trilhas, realiza a 1ª Caminhada de Santa Luzia nesta sexta-feira (13), com destino à Capela de Santa Luzia, localizada na comunidade de Alto Toma Vento. A iniciativa é uma ação para fortalecer o turismo, proporcionar momentos de lazer, descontração e o contato direto com a natureza, além de prestigiar a celebração religiosa em comemoração ao dia de Santa Luzia.
A saída será às 5 horas, em frente ao Posto Ipê, onde haverá um café da manhã. Além disso, dois pontos de apoio com água e transporte estarão disponíveis para os participantes durante o trajeto. Serão percorridos 18 quilômetros desde a sede do município até o local pretendido, compreendendo uma rota adentro das comunidades da Praça Oito e Limoeiro do Caravágio, seguindo por uma estrada de chão.
Em conversa com o secretário Municipal da pasta, Rodrigo Pereira Piacentini, o mesmo destacou os objetivos a serem alcançados com a atividade. A caminhada é um exercício que melhora a saúde e gera uma melhor qualidade de vida para os praticantes. Nós esperamos que esta ideia se torne frequente e tradicional, assim a população estará conhecendo ainda mais os atrativos turísticos do nosso município, divulgando nosso lugar, completa.
Para participar não é necessário realizar inscrição prévia, basta comparecer no local e na hora marcada e contar com a disposição. Contamos com a sua participação!
SOBRE A CAPELA DE SANTA LUZIA
* Conhecida por sua arquitetura peculiar e pela beleza natural de seu entorno, a Capela de Santa Luzia está localizada no cume de uma grande pedra a 935 metros de altitude, com uma ampla visão para a Pedra da Onça e para as comunidades de Toma Vento e Alto de Santa Maria. No local é possível desfrutar de um belíssimo pôr do sol, um verdadeiro espetáculo da natureza.
O seu passado histórico e religioso se faz presente desde o século XX, uma vez que foi encomendada em 1936 pelas famílias Furlan, Passamaia e Zanotti com o intuito de substituir uma capelinha de madeira construída em devoção a Santa Luzia. A obra foi concluída em 1946, tendo sua estrutura toda edificada com pedras. A celebração religiosa mais tradicional acontece no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. Está localizada no município de Itarana bem próxima ao limite territorial com Santa Teresa. O acesso é por estrada de terra e possuí trechos íngremes que exigem atenção dos motoristas.
Para mais informações entre em contato com a Sedecult através do telefone (27) 3720-1435, ou por e-mail: [email protected].
Compartilhe:
09
Dez,
2019
Por: PMI
Última modificação em
09/12/2019
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.