Audiência pública discutiu divisão territorial entre Itarana e Itaguaçu
Através de uma audiência pública, realizada nesta quinta-feira (27), o município de Itaguaçu buscou esclarecer e discutir com à população a nova divisão territorial, que transferiu para Itaguaçu as comunidades de Pedra Alegre, Triunfo, Bom Destino e Alto Bom Destino. De acordo com a Lei Estadual 10.600/2016, que inseriu coordenadas numéricas nos pontos extremos dos marcos geográficos, essas comunidades não fazem mais parte de Itarana, estando sob o domínio de Itaguaçu.
A audiência foi realizada no plenário Mário Sarnaglia, na Câmara Municipal de Itaguaçu, tendo a presença de diversas autoridades e moradores dos dois municípios. A vice-prefeita, Leonila Fioroti Galazi, secretários municipais, vereadores e o padre Marinaldo representaram Itarana. O prefeito de Itaguaçu Darly Dettman, acompanhando pelo vice-prefeito João Luiz Beccalli, coordenou a audiência que também contou com uma apresentação de representantes do IDAF.
Os moradores das localidades originalmente itaranenses reivindicaram a retificação da divisa através de abaixo assinados enviados ao Executivo Municipal e Estadual e à Assembleia Legislativa do Estado, manifestando interesse em continuar pertencendo ao município de Itarana com quem guardamos identidade cultural, social e econômica.
O município de Itarana foi criado pela Lei Estadual 1910/1964, decorrente da emancipação política de Itaguaçu, tendo as descrições das divisas geográficas e políticas entre os municípios reiteradas pela Lei nº 1919/1964. Através dessas leis as comunidades de Pedra Alegre, Triunfo, Bom Destino e Alto Bom Destino pertenciam ao município de Itarana.
A Prefeitura Municipal de Itaguaçu, através do prefeito Darly Dettman, se mostrou favorável em atender à reividivação dos moradores das comunidades afetadas, para que as mesmas façam parte novamente do município de Itarana. A mudança deverá ser aprovada pela Assembléia Legislativa e pelo Governo do Estado.
A Prefeitura Municipal de Itarana, juntamente com a Prefeitura de Itaguaçu, está adotando as providências necessárias para regularizar a situação.
Compartilhe:
28
Jun,
2019
Por: PMI
Última modificação em
28/06/2019
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.