Palestras vão abordar Rastreabilidade e Sigatoka Negra em Itarana, no dia 28.
A Prefeitura Municipal de Itarana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semama), vai promover palestras sobre Rastreabilidade e Sigatoka Negra para produtores rurais do município. O evento será na sexta-feira (28), a partir das 08 horas, no Ginásio Poliesportivo Saturnino Rangel Mauro, na sede, contando com o apoio do Incaper e do Idaf. Os temas são de extrema importância para os produtores rurais do município, que devem atender às exigências do mercado e também investir na prevenção de doenças.
A rastreabilidade agrícola, uma novidade do mercado, visa acompanhar o trajeto dos alimentos do campo até a mesa do consumidor final, garantindo que informações sobre a produção, origem, entre outros, sejam facilmente acessadas. Os detalhes de como vai funcionar o sistema de rastreio e como os produtores devem proceder serão explicados pelo servidor da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Luciano Fasolo.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itarana, Francisco André Fiorotti, a rastreabilidade vem para agregar valor à produção agrícola, atendendo a demanda de um mercado consumidor cada vez mais exigente. Vamos trabalhar esse assunto com o objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar os nossos produtores durante esse processo de adequação, explicou.
Desde o final de 2016, o Espírito Santo deixou de ser considerado área livre da Sigatoka Negra, doença que acomete a bananeira, sendo considerada a mais grave dessa cultura. Nós já fizemos outras palestras sobre a Sigatoka Negra em Itarana, mas sentimos a necessidade de reforçar a prevenção dessa doença, já que temos uma grande produção de banana em nosso município, enfatizou o secretário.
A palestra sobre Sigatoka será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Gerência Regional de Colatina, Rafael Braga Oliveira. Após as palestras haverá um debate para que os produtores possam expor suas dúvidas e considerações sobre os assuntos abordados.
Organização: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itarana (Semana) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSI)
Apoio: Idaf e Incaper
Compartilhe:
17
Set,
2018
Por: PMI
Última modificação em
17/09/2018
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.