Evento discutiu direitos e empoderamento das mulheres em Itarana
Nesta quinta-feira (13), foi realizado em Itarana um evento voltado para as mulheres. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itarana, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o evento contou com a visita da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo, palestras, roda de conversa, testes rápidos de saúde, entre outros.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Sabrina Fiorotti, o evento trabalhou temas importantes como o empoderamento e os direitos das mulheres. Hoje foi um dia especial em que nós mulheres pudemos refletir sobre a nossa importância na sociedade e também sobre os nossos direitos, explicou.
Após uma apresentação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foi realizada a palestra Empoderamento da Mulher ministrada por Lúzia Domingas Fiorotti e Rosimaire Souza Silva, que destacaram, entre outros aspectos, direitos iguais entre homens e mulheres, como se empoderar diante dos desafios da vida e a importância da mulher na sociedade.
Outro tema abordado durante o evento foi a violência contra a mulher e a dependência química de álcool e outras drogas (o que, na maioria dos casos, acaba resultando em violência contra mulheres), discutido no início da tarde durante uma roda de conversa organizada e coordenada pela Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itarana (Semus) apoiou o evento oferecendo ao público testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, hepatite B e HIV, além palestras educativas sobre a saúde da mulher ministradas pelo enfermeiro Braz Baldoto. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itarana também marcou presença oferecendo orientação sobre previdência e direitos da mulher do campo.
A Unidade de Atendimento à Mulher do Campo, o ônibus lilás, ficou estacionado em frente ao Cras, prestando atendimento multididisciplinar com psicóloga e assistente social. O interior do veículo é divido em salas individuais oferecendo privacidade para os atendimentos. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher, em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo.
Compartilhe:
13
Set,
2018
Por: PMI
Última modificação em
13/09/2018
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.