Projeto Mala Viajante incentiva leitura nas Escolas do Campo
Imaginem uma mala mágica cheia de livros percorrendo as escolas do nosso município. Poderia até ser a história de algum livro infantil, mas a Mala Viajante, como é conhecida em Itarana, é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para incentivar ainda mais o interesse dos alunos pela leitura.
Durante este ano, a Mala Viajante, contendo 100 livros novos de literatura infantil, vai percorrer todas as Escolas do Campo. Para tornar sua presença ainda mais mágica entre os alunos, a chegada e a partida da Mala são sempre acompanhadas da personagem Mel, criada e interpretada pela coordenadora da Educação Infantil, a pedagoga Nilséia Pagel Januth. A despedida conta também com uma apresentação realizada pelos estudantes, que deve ter como base uma ou mais obras da Mala.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Marcileide Stuhr, o projeto é uma iniciativa da Coordenação Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Itarana. Através de projetos como a Mala Viajante buscamos ampliar os horizontes pessoais e culturais de nossos alunos, possibilitando a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação ao mesmo tempo em que são trabalhadas as atividades diárias das escolas, ressaltou.
A Secretária ainda explica que a Mala Viajante é uma ação relacionada ao Projeto Institucional da Semed Itaranense Leitor, que tem como principal objetivo motivar a leitura e levar encantamento aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental de todas as escolas municipais. Além da Mala Viajante, temos outros projetos sendo desenvolvidos por cada escola dentro do Itaranense Leitor, incentivando também a participação da família. Esses trabalhos serão apresentados à comunidade na Mostra Literária, em outubro, explicou.
O acervo da Mala Viajante possui grande variedade de autores, entre eles Ziraldo, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylva Orthof e Irmãos Grimm, oportunizando aos alunos o desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir da leitura. O projeto ainda conta com a participação de profissionais da educação que, caracterizados, encantam as crianças com contação de histórias, músicas e danças, incentivando os alunos a manusear e ler os livros da mala viajante.
A Mala fica em média uma semana em cada escola. Durante esse período os professores devem proporcionar momentos de leitura deleite, rodas de leitura e outras atividades, utilizando os livros da Mala.
Compartilhe:
16
Ago,
2018
Por: PMI
Última modificação em
16/08/2018
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.