Itarana adere ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
Foi assinado em Itarana, na noite desta terça-feira (17), o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que tem como principal objetivo a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Estado, envolvendo o domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequados à idade e ao nível de escolarização.
A solenidade foi realizada no auditório da Escola Municipal Luiza Grimaldi, iniciando com apresentações de alunos da rede municipal. Estavam presentes o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, o prefeito Ademar Schneider, a vice Leonila Fiorotti Galazi, a secretária municipal de Educação de Itarana, Marcileide Stuhr, vereadores, diretores, professores, pais de alunos, entre outros.
A secretária de Educação de Itarana, Marcileide Stuhr, explicou como aconteceram os trâmites para a assinatura do pacto. Segundo ela, a proposta foi lançada pelo Governo do Estado no início deste ano, em janeiro, e, desde então, a Secretaria Municipal de Educação tem participado de reuniões promovidas pelo Estado, debatendo o assunto também no município com autoridades e comunidade escolar.
Nosso município não tem medido esforços para investir na melhoria da educação. Sabemos que podemos ir além. Com essa parceria e cooperação do Governo do Estado poderemos avançar ainda mais, explicou a secretária de Educação de Itarana.
Segundo o secretário de Educação do Estado, Haroldo Rocha, contando com Itarana, até o momento 35 municípios já assinaram a união ao Paes e outros 34 já sinalizaram interesse em aderir ao Pacto. Ele ainda frisou que está indo até os municípios para assinar o termo de adesão com os Prefeitos.
O Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) envolve a união de esforços entre o Governo do Estado, as Prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, visando ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes. Sua estrutura se divide em três áreas de atuação:
Apoio à Gestão que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento;
o Fortalecimento da Aprendizagem que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local, leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino;
Infraestrutura e Suporte que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.
Compartilhe:
18
Out,
2017
Por: PMI
Última modificação em
18/10/2017
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.