4ª Conferência Nacional de Saúde - Etapa Municipal

As Conferências de Saúde são instâncias que reúnem representantes de diversos segmentos sociais para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas esferas Nacional, Estadual e Municipal.

No dia 26 de junho deste ano, ocorreu no auditório da Unidade de Saúde Dr. Gilmar José Bridi a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento abordou o tema: “DEMOCRACIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO: GENTE QUE FAZ O SUS ACONTECER”.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Vanessa Arrivabene, membros do Conselho Municipal de Saúde, representados pela presidente, Sra. Angélica Zanotti Mattedi Arrivabene, servidores da área da saúde e usuários convidados.

Após a solenidade de abertura, começaram as discussões sobre os eixos propostos:

- Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

- Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

- Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da saúde.

Os temas foram abordados pela enfermeira, Sra. Paloma Adelaide de Lima Fardin.

Após a explanação dos eixos, foi aberto o debate, que trouxe novas perspectivas sobre as políticas de trabalho e educação na saúde, promovendo propostas para mudanças nas diretrizes.

• Por: Matheus da Silva Rigamonte

Última modificação em 03/07/2024