O município de Itarana conquistou o 1º lugar no ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. O resultado é referente ao primeiro quadrimestre deste ano.

Com o resultado a cidade é considerada a melhor em atenção primária em saúde do Estado do Espírito Santo avaliada pelo Ministério da Saúde (MS), sendo o primeiro município do estado a alcançar nota 10 no Indicador Sintético Final (ISF) desde que iniciou o programa.

O Indicador Sintético Final (ISF) mensura os resultados do desempenho municipal com base nos sete indicadores selecionados pelo Previne. Esse indicador é mensurado a cada quatro meses obtendo o repasse financeiro para os quatro meses subsequentes. Atualmente Itarana apresenta um ISF de 10 na pontuação do MS, o que é bastante positivo para a cidade, pois determina o valor do incentivo financeiro para garantir os recursos básicos para a saúde.

“Estamos muito felizes com o resultado alcançado. Toda essa evolução do município é o resultado do intenso trabalho que nossas equipes de saúde realizam em busca de melhorias. Isso mostra que estamos no caminho certo. O cuidado com nossos munícipes sempre esteve e sempre estará em primeiro lugar. Gostaria de agradecer todos os envolvidos nessa conquista”, destaca o prefeito Vander Patricio.

O intenso trabalho em planejamento, melhorias nas Estratégia Saúde da Família (ESF) e atendimento, foram categóricas para atingir o patamar atual.

A secretária municipal de Saúde Vanessa Arrivabene complementa as ponderações do prefeito Vander através do reconhecimento da equipe de profissionais.

“Ter chegado nessa posição demonstra todo nosso trabalho ao longo desses anos e o quanto estamos focados em melhorias para oferecer à população, sobretudo com uma equipe qualificada. Também agradeço a todos os profissionais pelo empenho e comprometimento com nossos munícipes”.

Previne Brasil

* O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

Em especial, temos o pagamento por desempenho que é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das Equipes de Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária (APS).

* Os atributos da APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação. Exemplo disso é que, por meio do monitoramento desses indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas eSF/aPS, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.

Informações contidas em:

Última modificação em 07/06/2023