Sexta-feira é marcada por ações da saúde que incluíram doação de sangue

Em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial, comemorado em 17 de maio, a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na última sexta-feira (19) uma ação de aferição de pressão e glicemia na Praça Ana Mattos, que foi aberta à população a fim de auxiliar na prevenção de problemas relacionados à doença.

Deste modo as pessoas atendidas foram orientadas quanto aos principais sintomas, sendo eles: dores no peito, dores de cabeça, tonturas e visão embaçada.

As profissionais da saúde atuantes também explanaram as principais formas de prevenção, evitando hábitos prejudiciais: o uso do álcool, do tabaco, do sal em excesso, do consumo de gorduras em excesso, a falta de atividades físicas, entre outros.

Mais do que um gesto de solidariedade, um gesto de amor ao próximo. O município de Itarana também recebeu nesse mesmo dia os profissionais do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (HEMOES) em mobilização para doação de sangue e medula óssea.

Através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) as doações foram organizadas na Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi” (Unidade Nova), onde os munícipes, após triagem, ajudaram salvar a vida de várias pessoas.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Seja você também um doador. Procure o hemocentro mais próximo.

Onde doar.

Hemoes - Vitória

Av. Marechal Campos, 1.468 - Maruípe Vitória (ao lado do Hospital das Clínicas)

CEP: 29.047-105 - Tel.: (27) 3636-7920