Ação conjunta: saúde e educação promovem informações nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) instituíram o Programa Saúde na Escola (PSE) que tem como principal objetivo visar a promoção e atenção à saúde e prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos estudantes.

O Programa envolve a Atenção Primária à Saúde (APS) e a rede pública de educação básica do município nas modalidades de ensino educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos.

São contempladas quatro escolas, em um total de 809 estudantes, considerando o planejamento local, o qual deve contemplar o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde, e a capacidade operativa.

Os temas abordados são pertinentes na vida dos estudantes, tratando de saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/ISTs; prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; e por fim um tema atual, a prevenção da covid-19 nas escolas.

No dia 26 de abril foi iniciado os trabalhos com palestras cuja a abordagem foi saúde sexual e reprodutiva e gravidez na adolescência, ministradas pelas psicólogas da rede pública de saúde, Ariane de Oliveira Alves e Maria Clara Rizzi Fiorotti, e também pela enfermeira Paloma Adelaide de Lima Fardin, na escola municipal “Luiza Grimaldi” e na escola estadual “Aleyde Cosme”. Lembrando que a linguagem utilizada foi adequada para a faixa etária dos alunos compreendidos.

Durante todo este ano o projeto será desenvolvido em concordância com o calendário escolar e o comprometimento de ambas as partes (das escolas e da Semus).

Os próximos temas previstos para diálogo envolvem a prevenção da covid-19, bullying nas escolas e doenças negligenciadas. A equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) é responsável pela elaboração teórica e prática da apresentação dos conteúdos aos alunos, contando com o apoio das psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas e dentistas da própria unidade de saúde de Itarana.

O Termo de Compromisso Municipal do PSE considera o que é disposto nas Leis n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, e n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o que dispõe o Decreto Presidencial n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007, e a Portaria Interministerial nº 1.055, de 25 de abril de 2017, que redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola por estados, Distrito Federal e municípios.

Última modificação em 17/05/2023