Programa de combate ao câncer de pele atende 161 consultas e realiza 94 cirurgias dermatológicas em Itarana

Aconteceu nos dias 06 e 07 de maio o Programa de Assistência Dermatológica (PAD) em Itarana, projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para assistência dermatológica e cirúrgica ao câncer de pele.

O Programa conta com apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), das prefeituras municipais, da Associação Albergue Martim Lutero (AAML) e de empresas privadas, que auxiliam na compra, manutenção e conserto de equipamentos.

A abertura do mutirão começou com o pronunciamento do prefeito Vander Patricio que traz como seu lema de trabalho “gente que cuida de gente”, destacando como é fundamental proporcionar investimentos quando há prioridade, e que ações como essas proporcionam dignidade a população, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Após, parte da equipe dos profissionais responsáveis, sendo composta por uma coordenadora administrativa e dermatologistas, finalizou as falas da abertura.

Os atendimentos começaram com a vinda dos munícipes à Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi”, onde passaram por uma breve triagem antes de executarem os procedimentos, como relata o estudante do 9° período de medicina, Felicio Martinelli. Ele conta como foram os atendimentos logo no primeiro dia.

“Atendi pacientes que apresentaram lesões na pele e precisaram de atenção especial, sendo encaminhados para retirada e posteriormente biópsia a fim do diagnóstico. Além disso destaco a organização da equipe de Itarana na unidade de saúde, propiciando um bom trabalho.”

(Felicio Martinelli, 9° período de medicina pela UFES)

Outra parte da equipe incluiu profissionais destinados as especificidades tecnológicas, responsáveis pela coleta de dados para pesquisa de câncer de pele, bem como a criação de modelo de densidade. Esse mecanismo auxilia os médicos nos diagnósticos, dando mais precisão através de um aparelho infravermelho e smartphones. É o que descreve o doutorando em química, Pedro Henrique Pereira da Cunha, e o mestrando em informática, Matheus Becali Rocha.

(Pedro Henrique Pereira da Cunha, doutorando em química pela UFES, e Matheus Becali Rocha, mestrando em informática pela UFES)

Como o município de Itarana é fundamentalmente agrícola, muitas pessoas trabalham em lavouras sem o uso do protetor solar, fator significativo para a incidência de câncer de pele.

Éric Rocha Santório pretende seguir na área da dermatologia como especialização. O mesmo está no 10° período e se forma no próximo ano. Em conversa ele explica a grandeza sobre o trabalho do PAD em municípios menores como o nosso.

“A principal importância do Programa para os municípios pequenos como Itarana é pelo diagnóstico. Pessoas com pele clara, expostas a incidência do sol, são as mais vulneráveis ao câncer de pele por não usarem o protetor solar, principalmente aquelas com faixa etária entre 60 a 70 anos, as quais careceram de informação ao longo da vida.”

Ele ainda citou o fator locomoção para reportar a acessibilidade desse projeto quanto a facilidade para o atendimento, e finalizou enfocando em um caso importante encontrado no município.

“Hoje atendemos um caso que possuía uma lesão extremamente agressiva, um melanoma. Câncer propício a metástase. A paciente recebeu o devido cuidado e o material retirado foi encaminhado para análise e demais procedimentos”, finalizou Éric.

(Éric Rocha Santório, 10° período de medicina pela UFES)

Ao todo foram feitas 161 consultas, 409 crioterapias e 94 cirurgias.

Confira outras fotos:

Acesse todas as fotos clicando aqui

Última modificação em 08/05/2023