Junta de Serviço Militar de Itarana orienta jovens para o alistamento 2023

A Junta de Serviço Militar (JSM) de Itarana orienta os jovens, residentes e domiciliados no município, sobre a obrigatoriedade do alistamento militar, com início, todo ano, no dia 01 de janeiro a 30 de junho.

Para se alistar basta ir presencialmente na Junta, localizada na Rua Jerônimo Monteiro, sem número, centro de Itarana, de segunda a sexta-feira, no horário das 07h00 às 10h00 da manhã e de 12h00 às 14h00.

É necessária a apresentação de documentos de identificação, bem como: RG ou Certidão de Nascimento; CPF; e comprovante de residência. Além disso, também é preciso realizar o pagamento de taxa do Simples no valor de R$ 5,76 e DUA retirado no ato do alistamento para os meses de abril, maio e junho, sendo este valor alterado de três em três meses.

O alistamento militar também está disponível on-line, através do sítio eletrônico www.alistamento.eb.mil.br, que deverá ser pesquisado pelo requerente e acompanhado de acordo com as determinações de facilitação criado pelo sistema.

Cabe ressaltar que o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), um dos documentos mais importantes para o cidadão do sexo masculino, pendura até os 45 anos de idade. Caso haja o esquecimento ou a impossibilidade de se alistar no prazo legal, ou seja, no ano em que o jovem completa ou completou 18 anos, deverá o mesmo procurar a JSM para o alistamento fora do prazo, orientado pelo secretário em exercício.

Município de Itarana recebe Visita de Orientação Técnica na Junta de Serviço Militar

Dia 25 de abril aconteceu no município de Itarana a Visita de Orientação Técnica (VOT) com a presença do 1º tenente Lubke e o 3º sargento Alef, do 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha, com o intuito de averiguar e orientar o secretário da Junta de Serviço Militar (JSM) quanto a atuação no atendimento à população.

Após a visita também foi visitada a Secretaria de Administração e Finanças (Semaf) para um breve diálogo com a secretária da pasta, Roselene Monteiro Zanetti. Os mesmos agradeceram e parabenizaram o poder público, através da secretária, do servidor Paulo Henrique de Martin e do prefeito em exercício, Vander Patricio, pelo excelente trabalho executado e pela parceria.

Nas falas do prefeito Vander, firmar parceria com o Serviço Militar é importante para garantir a cidadania do povo e erguer a sociedade para a defesa do nosso país. Ele se coloca à disposição para qualquer diálogo com os órgãos envolvidos.

Última modificação em 27/04/2023