Começa campanha de vacinação da influenza 2023 no município de Itarana

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Sala de Imunização, informa a todos os munícipes de Itarana que a campanha de influenza (gripe) 2023 começou. No momento é realizada a vacinação nos grupos prioritários.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, existindo quatro tipos de vírus influenza/gripe, sendo eles: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Sendo assim, os grupos prioritários preconizados para a campanha são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);
- Professores do ensino básico e superior (apresentando documento que comprove o vínculo);
- Idosos com 60 anos ou mais idade;
- Pessoas com doenças crônicas (apresentando laudo médico);
- Pessoas com deficiência permanente; e
- Caminhoneiros (apresentando documento que comprove a profissão).

A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, de 07h00 às 16h00, na Unidade de Saúde Dr. “Gilmar José Bridi” (Unidade Nova), realizada também mediante agendamento nas unidades das equipes de estratégia da saúde. Basta procurar seu agente comunitário para saber mais informações.

Quem for receber a vacina deve apresentar seu cartão de vacinas e o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Dados da Biblioteca Virtual em Saúde do portal do governo destaca que a influenza continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. A cada ano, no mundo, estima-se que haja um bilhão de casos, dos quais de três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza.

Em continuidade às informações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a vacinação anual contra a gripe como a maneira mais eficaz de preveni-la. A vacinação é especialmente importante para as pessoas com maior risco de complicações graves causadas pela influenza e para os profissionais de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Vanessa Arrivabene, enfatiza a prioridade.

“Acho de fundamental importância os grupos prioritários se vacinarem a fim de prevenirem a infecção pelo vírus da influenza, pois são grupos mais suscetíveis a isso. Vacinas sempre salvaram vidas e o SUS por meio de seus profissionais sempre realizou o trabalho de imunização com excelência.”

Última modificação em 11/04/2023