Prefeitura Municipal de Itarana é uma das pioneiras a integrar ao sistema de protocolo digital na região
Menos gasto com papel, mais agilidade no trabalho e transparência pública.
A modernidade não é mais um assunto fora do alcance das nossas mãos. No mês de junho de 2022 a Prefeitura Municipal de Itarana traçou diretrizes e planejou a implantação do sistema de gestão eletrônica de documentos e processos. O objetivo gerou economicidade, transparência e eficiência, além de alavancar na premissa tecnológica da administração pública municipal.
Em um ambiente totalmente virtual, o Sistema GPI além de promover a sustentabilidade com o fim do uso das folhas de papel nas ações internas, a mudança proporciona comodidade aos contribuintes, fornecedores e aos cidadãos em geral, permitindo que eles protocolem suas demandas de onde estiverem: de casa, do escritório ou da empresa.
De forma abrangente, o sistema é um conjunto de componentes virtuais onde cada elemento tem sua função específica, porém trabalham para alcançar uma finalidade em comum, a informatização.
Do ponto de vista técnico é necessário um dispositivo com acesso à internet para seu funcionamento. Considerando que sistemas funcionam para atingir um único objetivo, todos os segmentos integrantes precisam trabalhar corretamente. Se um elemento não estiver cumprindo sua tarefa não será possível chegar ao propósito da maneira desejada, porque em algum momento houve a falha, causando efeitos colaterais em todas as partes.
No dia 15 de agosto aconteceu o funcionamento do sistema na rede da Prefeitura de Itarana pela primeira vez, viabilizando comunicações entre as secretarias e outros departamentos internos, bem como: escolas, unidades de saúde, CREAS, CRAS, Centro de Convivência, e demais repartições. A partir desta data a população também teve mais precisão ao realizar e acompanhar suas solicitações feitas à administração.
O Sistema GPI opera oferecendo componentes para gerenciamento e execução dos processos criados pela máquina pública, porém o sistema não trabalha sozinho, precisa dos servidores para alimenta-lo, de forma onde os processos possam tramitar pelos setores fazendo dos usuários partes integrantes.
Uma comissão de trabalho composta por servidores da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (Semaf) - Tecnologia da Informação (T.I), Recursos Humanos (RH) e Compras, Controladoria Municipal (UCCI), Gabinete do Prefeito e representantes da empresa EL Produções de Software, trabalharam para promover todo aporte técnico e comunicativo da adaptação. Hoje, o sistema funciona de forma universal e incessante.
O prefeito Vander Patricio relata que acredita no avanço da tecnologia, principalmente no ambiente de trabalho, e desde o início desse projeto esteve ansioso para acompanhar a nova dinâmica do sistema digital.
Desde o início desta gestão valorizo o impacto que as novas tecnologias dão a sociedade, principalmente nos avanços para os trabalhos, sejam eles em ambientes como na prefeitura ou no próprio meio externo. Sempre estou em contato com o Setor de Informática do município para conversar sobre as inovações na área e sei que posso contar com esses servidores especializados para me auxiliar. É um dos investimentos que priorizo e incentivo, destaca o gestor.
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30
Dez,
2022
Por: PMI
Última modificação em
30/12/2022
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