Nos dias 05 e 06 de agosto acontecerá o 4º Tombo da Papa de Itarana, festividade cultural realizada pela Associação para o Desenvolvimento do Turismo de Itarana (Adeturi) e apoiada pelo Governo do Estado do Espírito Santo e pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult).
Neste ano de 2022 o evento será realizado na Hox Music House, localizada na rodovia Galerano Afonso Venturini, a partir das 18 horas na sexta (05), e das 19 horas no sábado (06), com entrada gratuita para todo público. Na oportunidade também haverá música ao vivo, apresentações culturais, espaço para crianças e a culinária típica em geral com a Feirinha Família na Praça.
A ideia do Tombo da Papa surgiu dentro da Adeturi, quando em 2016 os associados pensaram em realizar uma suposta Festa do Imigrante de Itarana, incluindo o primeiro Tombo da Papa na programação. Como não foi possível concretizar especificamente a festa naquele ano, em 2017 a novidade sobre a papa aconteceu integrada à Festa de 53 anos de Emancipação Política de Itarana, inspirada no tradicional Tombo da Polenta, de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Espírito Santo.
Para conhecer de perto a história do Tombo da Polenta foi feita uma visita in loco à cidade de Venda Nova do Imigrante, onde puderam solidificar o anseio de trazer para nosso município o Tombo da Papa.
POR QUE O TOMBO DA PAPA EM ITARANA?
Desde menino, José Carlos Vieira, um agricultor de Itarana, brincava de fazer papa de milho verde com seus amigos, irmãos e família. Com o passar do tempo ele cresceu, se casou e devido ao destino que a vida proporcionou, fez da brincadeira algo mais independente e lucrativa.
Tradicionalmente, hoje a família Vieira trabalha efetivamente na agroindústria, e com a plantação de milho e outras culturas, produz doces em geral e a papa. Há aproximadamente dez anos, na Praça Ana Mattos, no centro da cidade, e em outros eventos, eles preparam a papa e o próprio milho verde cozido para venderem como fonte de renda. A papa, preparada artesanalmente, tem atraído pessoas de outros municípios por ser considerada uma das melhores da região.
José Vieira é associado à Adeturi e ajuda fortificar a agroindústria local.
PAPA DE MILHO VERDE
Para quem não conhece, a papa é um preparo culinário feita com milho, água/leite e açúcar. Quando o milho é debulhado, seus grãos são batidos com água/leite para depois serem coados em uma peneira fina. Após esse processo, o suco do milho retirado é levado para uma panela junto à açúcar, onde fica cozinhando até dar o ponto, por aproximadamente 30 a 40 minutos. Após engrossar, sirva com canela caso for de sua preferência.
PROGRAMAÇÃO
Compartilhe:
21
Jul,
2022
Por: PMI
Última modificação em
21/07/2022
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.