Notícia

Prefeitura Municipal de Itarana/ES


Imagem da notcia

Setembro Amarelo traz live interativa com orientações à população


No dia 23 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e o Conselho Tutelar de Itarana, realizará uma live interativa aberta à toda população sobre a campanha Setembro Amarelo.

Em prevenção e conscientização ao suicídio, a transmissão acontecerá nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Itarana, especificamente na Página da Prefeitura Municipal de Itarana no Facebook e no Instagram, com o psiquiatra, Frankson Abreu, às 8 horas.

Na oportunidade, os internautas poderão tirar suas dúvidas e comentar sobre o assunto em tempo real, através da ferramenta de comentários das plataformas. A live tem o tema “(Re)conhecer para prevenir”.

Ainda este mês a campanha foi intensificada com uma visita dos profissionais nos comércios da cidade como um movimento de mobilização. Também são desenvolvidas atividades em paralelo nas escolas estaduais do município, conversando com os adolescentes sobre a questão da valorização da vida. E para finalizar o mês, no dia 30, uma caminhada pelas ruas terá o objetivo de fechar a campanha, ressaltando a importância da união das pessoas em prol desse único objetivo.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é instituído como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A psicóloga da Semus, Juliana Barcellos da Silva, pontua sobre o crescimento dos casos de doenças mentais no município como alerta da importância sobre falar do assunto.

“Precisamos dar a devida atenção ao tema e em concordância a este mês, que é de prevenção ao suicídio, trazemos essa temática para o município de Itarana considerando a ocorrência dos casos, principalmente na rede pública de saúde, o SUS, e entre os jovens. Em geral é um problema que afeta não só o nosso convívio, mas como muitas pessoas de todos os lugares, pelo próprio fato de existir os problemas, sejam eles financeiros, pessoais, e outros, e pela necessidade de as pessoas terem que se reinventar a cada momento. A rotina intensa, a sobrecarga de trabalho e novos desafios sociais também acabam sendo fatores agravantes para transtornos como a ansiedade e a depressão.”

Ela finaliza dizendo:

“A partir do momento que falamos sobre isso, e temos um espaço para promover a escuta dessas pessoas, conseguimos ajudá-las. Melhorar a visão desse problema é preciso.”

 

Acesse os links da live:

Facebook: Prefeitura.Itarana

Instagram: @itarana.es

 

Setembro Amarelo traz live interativa com orientações à população


  • Compartilhe:
  • Por: PMI

Última modificação em 16/09/2021

  Galeria de Fotos da Publicação