Idosos participam de evento sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveu no dia 15 de junho, um evento sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa desde 2006.
Participaram do momento o prefeito municipal, Vander Patricio, o chefe de gabinete, Jacques Fabiano Toniato Gonçalves, a secretária municipal de Assistência Social, Sabrina Scardua Fiorotti e a equipe técnica do CREAS, incluindo a coordenadora, Débora Arrivabene, a assistente social, Cynthia Rachel Gonzaga Oliveira, a psicóloga, Juliana Pereira Nunes, e demais funcionários do setor. Também, como convidada, participou a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Ariélla Claudia Adami de Oliveira.
A mobilização teve como objetivo despertar na sociedade o processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período de crise sanitária.
O evento trouxe os idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, desenvolvendo diversas atividades, entre elas a produção de um vídeo para divulgação da campanha. A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Ariélla Claudia Adami de Oliveira, ministrou uma palestra com o tema: Cuidados e Impactos da Pandemia, onde o assunto abordado fez uma reflexão sobre os efeitos do isolamento social na saúde mental.
Ainda foi reforçado os diferentes tipos de violências sofridas pelos idosos, sendo elas: a física, a sexual, a econômica/financeira, a psicológica, o rompimento de vínculos, o abandono e a negligência.
Respeitando as medidas sanitárias contra a contaminação da Covid-19, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organizou a ida da Terceira Idade ao Centro Público de Convivência Maria de Lurdes de Castro de Martin, incluindo todas as precauções com o uso de máscara e distanciamento social.
O prefeito, Vander Patricio, iniciou os trabalhos deste dia conversando com o público presente sobre o quão prejudicial são os maus tratos sofridos pelos idosos, afetando diretamente a vida de cada um. Ainda, destacou a valorização da pessoa idosa e os trabalhos desenvolvidos pelo município em prol do grupo da melhor idade.
Confira o vídeo de divulgação da campanha publicado na rede social:
A violência contra os idosos é crime e precisa ser denunciada. Em Itarana, as denúncias são sigilosas, basta entrar em contato com o CREAS através do telefone (27) 3720-1736, pelo e-mail: [email protected] e pelo canal Disque 100, Ministério Público e Delegacia de Polícia.
Veja as fotos do evento:
Compartilhe:
17
Jun,
2021
Por: PMI
Última modificação em
17/06/2021
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.