Escritora capixaba Andréa Espíndula visita Itarana e conta um pouco da história do Espírito Santo
Na quarta-feira (26) o município recebeu a professora, escritora e artista plástica, sobretudo apaixonada pelo Espírito Santo, Andréa Espíndula, para contar e ouvir um pouco das histórias do nosso estado.
Sua vinda trouxe o resgate cultural em virtude da comemoração aos 486 anos de Colonização do solo Espírito-Santense, data alusiva a chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho à Capitania do Espírito Santo em 1535, exaltada no dia 23 de maio.
Realizados pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Associação para o Desenvolvimento do Turismo de Itarana (ADETURI), os eventos marcaram um dia repleto de conhecimento e troca de saberes sobre as terras capixabas. Em forma de contação de histórias, Andréa, demonstrou de forma didática e detalhada fatos e curiosidades marcantes fixados ao longo dos anos na história.
Nos turnos da manhã e da tarde, as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luiza Grimaldi puderam aprender e vislumbrar características marcantes do Espírito Santo, de forma cativante e interativa. E ainda vale ressaltar que o momento foi filmado para os alunos assistirem a gravação diretamente de suas casas, principalmente aos alunos das escolas do campo e do grupo de estudantes ausentes pelo revezamento da ida à escola por conta da pandemia.
Respeitando as medidas sanitárias contra a contaminação da Covid-19, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), organizou a ida do Grupo da Terceira Idade à Biblioteca Pública Municipal, onde os mesmos participaram proveitosamente da ocasião, dedicando muita atenção e troca de experiências sobre o estado. Este é o primeiro evento com a participação dos idosos pós pandemia, considerando inclusive que todos já estão imunizados com a vacina do coronavírus.
Em uma publicação de suas redes sociais, Andréa Espídula relata a oportunidade de contar e ouvir as histórias dos veteranos da cidade de Itarana, lugar onde conheceu pessoas encantadoras, ouvindo muita sabedoria em algumas palavras.
Suas obras até o momento somam 8 livros, sendo eles: Natuleza, 10 Lendas Capixabas que Nunca te Contaram, Colorindo as Três Santas, Colorindo Meu Espírito Santo, Capixabinha, As Aventuras do Capixabinha pela Região Metropolitana, O Que Temos Para Hoje?, e Ler é Massa.
A bibliotecária, que é professora e também contadora de histórias, Larissa Macharete Gonçalves, acompanhou a visita da escritora e destacou: "Finalizamos o dia maravilhados com nosso Estado e entendendo a importância da valorização de nossa cultura".
O secretário municipal de Desporto, Cultura e Turismo, André Fiorotti, expressou empolgação para desenvolver futuros projetos culturais.
"Visando valorizar sempre a nossa cultura, tanto municipal, como estadual, com o suporte do prefeito, convidamos a escritora e sua passagem pelo nosso município foi um sucesso, um começo de uma grande parceria para os próximos projetos que virão".
No registro fotográfico, o prefeito, Vander Patricio, presente na biblioteca, destaca a importância da participação dos idosos no evento, dizendo que os mesmos ajudaram a erguer Itarana e resgatam a história viva do município.
Confira mais fotos dos eventos:
Andréa Espíndula visitando a Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult).
Compartilhe:
27
Mai,
2021
Por: PMI
Última modificação em
27/05/2021
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.