Notícia

Prefeitura Municipal de Itarana/ES


Imagem da notcia

Roda de conversa sobre a população LGBT no município encerra o projeto do Dia Internacional contra a Homofobia


Ontem, dia 17 de maio, foi comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia. Embora muitos prefiram não celebrar a data se atendo apenas ao valor da luta em prol da igualdade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), conduzindo a Política de Assistência Social, também se engajou nesta luta com a realização de um projeto que foi dividido em ações para a comunidade.

Facilitada pelos palestrantes da Associação GOLD: Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade do núcleo de Colatina, a roda de conversa abordou sobre a importância do combate à homofobia e temas que estão estritamente relacionados, como por exemplo, direitos humanos, sexualidade, racismo, movimento feminista e as relações de gênero, ou seja, aquilo que somos ensinados desde cedo que caracteriza "o ser" homem e mulher.

Nas conversas, os assuntos foram expostos para a equipe da Semas - público escolhido com objetivo de aprimorar os atendimentos, fortalecendo a rede socioassistencial para um acolhimento integral e eficaz. Os diálogos possibilitaram a compreensão dos diversos tipos de violência sofrido pela população LGBT que culmina na aniquilação dos modos de ser e estar no mundo. Assim, com mais ênfase, combater a homofobia e qualquer tipo de preconceito voltado à população usuária dos serviços públicos, é despertar para as possibilidades de existir em sua integralidade e plenitude, devendo ser o primeiro objetivo das políticas públicas.

Segundo o psicólogo, Danthi Barbosa Lima, responsável técnico dos eventos, promover uma reflexão para os trabalhadores da Política de Assistência Social é necessário para aprimorar os atendimentos ofertados à toda população que acessa a Política de Assistência Social, onde em alguma medida, vivencia uma situação de vulnerabilidade social. Ele avalia positivamente a roda de conversa tida com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), porque a dinâmica foi justamente propor uma troca de experiências e promover novas reflexões.

Antes disso, aconteceu uma transmissão na rádio local pensada no intuito de acessar um número maior de pessoas para além dos usuários da Assistência Social, levando informações sobre a importância de celebrar o dia. Ainda foram espalhados cartazes nos espaços públicos da cidade, além dos mesmos serem afixados nos equipamentos da Política de Assistência e distribuídos nas Unidades de Saúde da rede municipal.

Em mais uma fala com o psicólogo Danthi, ele se sente agradecido pela oportunidade de mostrar seu trabalho de forma significativa no meio.

“É uma alegria muito grande contar com o apoio institucional realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para concretizar esse evento. Em nenhum momento, a secretária Municipal, Sabrina Scardua Fiorotti e a coordenadora do CRAS, Soniliani Gomes Xavier Scheuneman, mediram esforços para que o evento de fato acontecesse. Agradeço também a todos os colegas de trabalho que apoiaram essa causa e a disponibilidade dos membros da associação GOLD para virem ao município falar sobre essa temática”, inicia suas considerações.

“Celebrar esse dia, em tempos de pandemia, é uma honra e enche o coração de esperança e fé para um mundo com menos violência, menos preconceito, com mais empatia e amor. A realização do evento é muito importante para marcar este dia. Acredito nas afetações e na importância da visibilidade que toda essa agenda proporcionou nas pessoas ao convite para pensarem e refletirem sobre as formas de amar.”

E finaliza suas falas transmitindo uma importante mensagem para a sociedade.

“Toda forma de AMOR importa e o amor é uma péssima coisa para se odiar.”

 

Confira as fotos do evento:

Roda de conversa sobre a população LGBT no município encerra o projeto do Dia Internacional contra a Homofobia

Roda de conversa sobre a população LGBT no município encerra o projeto do Dia Internacional contra a Homofobia

Convidados da Associação GOLD: Suelio Saldanha da Vitória, coordenador da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD) do núcleo Colatina; Vanilly Borghi, ativista de Direitos Humanos; e Erilaine Ribeiro da Silva, membro da Associação GOLD do núcleo Colatina, e do Movimento de Mulheres Negras Zacimba Gaba.

 

Roda de conversa sobre a população LGBT no município encerra o projeto do Dia Internacional contra a Homofobia

Roda de conversa sobre a população LGBT no município encerra o projeto do Dia Internacional contra a Homofobia

 

Assista também a transmissão ao vivo feito pela página institucional da Prefeitura Municipal de Itarana no Facebook, gravada na Rádio Itamix FM:


  • Compartilhe:
  • Por: PMI

Última modificação em 18/05/2021

  Galeria de Fotos da Publicação