Notícia

Prefeitura Municipal de Itarana/ES


Imagem da notcia

Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana


A 120 km da capital Vitória, ao noroeste do Espírito Santo, o município de Itarana é formado por vales e montanhas, cercado por belezas naturais exuberantes. É propício para a prática de esportes radicais e de aventura, como voo livre, trilhas, caminhadas, ciclismo, entre outros.

No último sábado (13) o céu de Itarana ganhou cores e muita adrenalina. A Pedra do Penedo, na comunidade que dá nome a pedra, recebeu um grupo de saltadores de base jump, que radicalizaram o final de semana com voos incríveis e lindas manobras no ar. Considerado um dos esportes mais radicais do mundo, a sigla B.A.S.E se origina das palavras "Building, Antenna, Span e Earth", cujo significado 頓Prédio, Antena, Vão Livre e Montanha” — lugares de onde costumam saltar.

A modalidade realiza saltos de objetos fixos com paraquedas apropriados para aberturas em baixas altitudes.

Pessoas do mundo inteiro saltam e já saltaram na Pedra do Penedo, pois a mesma possui condições perfeitas para a prática, sendo prestigiada por um salto único no Brasil, onde um balanço é utilizado para impulsionar o base-jumper para fora da montanha. As circunstâncias também permitem um salto direto da montanha ou até mesmo da antena do lugar.

Como é exigido muito preparo e treino para lidar com as situações extremas, a equipe faz uma preparação minuciosa dos equipamentos, checando cada item com muita atenção. As técnicas dos saltos são passadas através de treinos antes mesmo de chegarem ao local. O tempo também deve ser bem analisado, contudo pela necessidade de boas condições climáticas, as quais não indiquem chuvas e outros contratempos.

O base-jumper, Caio Salomão Amador, relata que foi bem recebido na cidade, conhecida pelo seu povo caloroso e acolhedor.

“Até o momento todas as pessoas foram bem receptivas, principalmente o Edivan José Covre e a Maria José das Posses, que dão todo o suporte para a vinda dos base-jumpers. Todos que vieram ficaram deslumbrados com o potencial do local e pretendem voltar”, relata.

Ainda, ele destaca nesta última viagem a presença de nove amigos, incluindo um canadense e uma mulher: Caio, Rafael, Phil, Glauber, Danilo, Fernando, Maiks, Rinaldo e Rita, fazendo um agradecimento a todos eles.

“Agradeço a todas as pessoas que vieram saltar dessa montanha, principalmente o Gabriel Lott que deu a ideia inicial para fazer o balanço e que ajudou a divulgar muito mais a Pedra do Penedo.”

Como forma de fortalecer o esporte e o turismo, a Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult) de Itarana, acompanhou os trabalhos com sua equipe técnica. Eles presentearam o grupo com produtos regionais oriundos da Associação para o Desenvolvimento do Turismo de Itarana (ADETURI). Assim, com essa troca, novas interações e parcerias são fortalecidas. O secretário da pasta, André Fiorotti, conta com futuros projetos nessa perspectiva, incluindo a escalada nas paredes de rochas do município.

 

Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana

Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana

Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana

Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana

Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana

Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana(Momento da entrega da cesta de produtos regionais feita para o grupo de base-jumpers pelo secretário municipal de Desporto, Cultura e Turismo, André Fiorotti)


  • Compartilhe:
  • Por: PMI

Última modificação em 15/03/2021

  Galeria de Fotos da Publicação