Saltadores de base jump se aventuram na Pedra do Penedo em Itarana
A 120 km da capital Vitória, ao noroeste do Espírito Santo, o município de Itarana é formado por vales e montanhas, cercado por belezas naturais exuberantes. É propício para a prática de esportes radicais e de aventura, como voo livre, trilhas, caminhadas, ciclismo, entre outros.
No último sábado (13) o céu de Itarana ganhou cores e muita adrenalina. A Pedra do Penedo, na comunidade que dá nome a pedra, recebeu um grupo de saltadores de base jump, que radicalizaram o final de semana com voos incríveis e lindas manobras no ar. Considerado um dos esportes mais radicais do mundo, a sigla B.A.S.E se origina das palavras "Building, Antenna, Span e Earth", cujo significado é Prédio, Antena, Vão Livre e Montanha lugares de onde costumam saltar.
A modalidade realiza saltos de objetos fixos com paraquedas apropriados para aberturas em baixas altitudes.
Pessoas do mundo inteiro saltam e já saltaram na Pedra do Penedo, pois a mesma possui condições perfeitas para a prática, sendo prestigiada por um salto único no Brasil, onde um balanço é utilizado para impulsionar o base-jumper para fora da montanha. As circunstâncias também permitem um salto direto da montanha ou até mesmo da antena do lugar.
Como é exigido muito preparo e treino para lidar com as situações extremas, a equipe faz uma preparação minuciosa dos equipamentos, checando cada item com muita atenção. As técnicas dos saltos são passadas através de treinos antes mesmo de chegarem ao local. O tempo também deve ser bem analisado, contudo pela necessidade de boas condições climáticas, as quais não indiquem chuvas e outros contratempos.
O base-jumper, Caio Salomão Amador, relata que foi bem recebido na cidade, conhecida pelo seu povo caloroso e acolhedor.
Até o momento todas as pessoas foram bem receptivas, principalmente o Edivan José Covre e a Maria José das Posses, que dão todo o suporte para a vinda dos base-jumpers. Todos que vieram ficaram deslumbrados com o potencial do local e pretendem voltar, relata.
Ainda, ele destaca nesta última viagem a presença de nove amigos, incluindo um canadense e uma mulher: Caio, Rafael, Phil, Glauber, Danilo, Fernando, Maiks, Rinaldo e Rita, fazendo um agradecimento a todos eles.
Agradeço a todas as pessoas que vieram saltar dessa montanha, principalmente o Gabriel Lott que deu a ideia inicial para fazer o balanço e que ajudou a divulgar muito mais a Pedra do Penedo.
Como forma de fortalecer o esporte e o turismo, a Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult) de Itarana, acompanhou os trabalhos com sua equipe técnica. Eles presentearam o grupo com produtos regionais oriundos da Associação para o Desenvolvimento do Turismo de Itarana (ADETURI). Assim, com essa troca, novas interações e parcerias são fortalecidas. O secretário da pasta, André Fiorotti, conta com futuros projetos nessa perspectiva, incluindo a escalada nas paredes de rochas do município.
(Momento da entrega da cesta de produtos regionais feita para o grupo de base-jumpers pelo secretário municipal de Desporto, Cultura e Turismo, André Fiorotti)
Compartilhe:
15
Mar,
2021
Por: PMI
Última modificação em
15/03/2021
Galeria de Fotos da Publicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.