NOTÍCIAS

Foto: Carla Caliman

Palestra alerta produtores de banana sobre a doença Sigatoka Negra

22/06/2016 16:08

 

Na manhã desta quarta-feira (22), os produtores de banana de Itarana participaram de uma palestra sobre os riscos da doença Sigatoka Negra, promovida pelo Idaf com apoio do Incaper e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Já foram comprovados casos da doença no Espírito Santo, nos municípios de Linhares, Pedro Canário e Pinheiros.

Antecedendo a chegada da doença, os produtores do município foram orientados sobre o Sistema de Mitigação de Risco (SMR), que foi adotado no país para diminuir os efeitos da Sigatoka Negra nas lavouras de banana. O Sistema prevê medidas para prevenção e combate que devem ser tomadas pelos produtores, como: usar caixa de madeira de primeiro uso, caixas de papelão reciclável ou de plástico higienizadas, despencar os cachos e higienizar as pencas na propriedade.

Outra medida é a exigência do Termo de Adesão ao Sistema de Mitigação de Risco, que deve ser assinado junto ao Idaf. A banana só poderá ser transportada para outros estados acompanhada desse Termo, o que vai garantir que todas as medidas de precaução foram tomadas evitando assim que a praga contamine áreas livres.

Dúvidas sobre o Sistema de Mitigação de Risco podem ser esclarecidas no Escritório Local do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), à Rua Elias Estevão Colnago, Centro, Itarana, ou pelo site www.idaf.es.gov.br. A reunião foi realizada no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na sede de Itarana. Confira algumas informações no panfleto abaixo:



Informações à imprensa:
(27) 3720-4907
 
 
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAMA
Endereço: Rua Paschoal Márquez, S/N, Centro, Itarana/ES, CEP 29.620-000
Telefones: (27) 3720-1103
E-mail: semana@itarana.es.gov.br

Prefeitura Municipal de Itarana
Endereço: Rua Elias Estevão Colnago, Nº.: 65
Centro - Itarana / ES
CEP: 29620-000
Telefone: 3720-4900

WebMail

Produzido pela ImpactaWeb