Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Itarana

02/06/2016 10:41

As Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde de Itarana se uniram para mobilizar a população no dia Mundial sem Tabaco, que é celebrado em 31 de maio. Na ocasião as crianças que participam do Serviço de Fortalecimento de Vínculos visitaram diversos pontos da cidade chamando a atenção para os malefícios do cigarro.

Diversos locais foram visitados, como a Prefeitura Municipal de Itarana, comércio em geral, escolas entre outros. Durante a mobilização foram entregues panfletos educativos e com informações sobre como parar de fumar. As crianças foram acompanhadas por profissionais da saúde e da assistência social.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, com o intuito de alertar a população sobre os riscos à saúde. Dados da entidade registram a morte de quase 6 milhões de pessoas por ano, sendo 600 mil fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes).  Diante desses dados o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo.

Tratamento para parar de fumar

Apesar de conter substâncias que causam a dependência, existem vários tratamentos para abandonar o cigarro. A Secretaria de Saúde de Itarana oferece tratamento gratuito para quem tem interesse em parar de fumar. Para ter acesso ao programa basta procurar o agente comunitário ou os Postos de Saúde do município.

Informações à imprensa:

Secretaria de Saúde - SEMUS