NOTÍCIAS

Representantes de Itarana participaram da solenidade de assinatura do Decreto Estadual que institui o CBH - Santa Joana.

Comitê das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana é instituído

09/05/2016 09:02

O Comitê das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana, que vai tratar de questões relacionadas a região hidrográfica que abrange parcialmente os municípios de Afonso Cláudio, Colatina, Itaguaçu, Itarana e Santa Teresa, foi instituído através do Decreto nº 3967-R, publicado na sexta-feira (06), no Diário Oficial do Espírito Santo. Os principais corpos d’água dessa região hidrográfica são os rios Barra Encoberta, Doce, Jatiboca, Limoeiro, Sobreiro e Santa Joana, que é o mais extenso, com aproximadamente 128 Km de extensão.

O Decreto, foi assinado pelo Governador do Estado, Paulo Hartung, na última quinta-feira, na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), em Vitória. Representantes da região estiveram presentes na solenidade de assinatura, entre eles o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Antônio Ferrari. (FOTO)

Segundo o secretário, Marcos Antônio Ferrari, a criação do comitê é uma conquista para a região. “Através do CBH - Santa Joana nossa região terá voz e poder de decisão em questões relacionadas a bacia hidrográfica do Rio Santa Joana, que é nossa principal fonte de abastecimento humano e também para os agricultores do município”, explica.

O que é o Comitê da Bacia Hidrográfica - Santa Joana
O CBH - Santa Joana é um órgão colegiado, tripartite e partidário, com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na bacia hidrográfica de sua atuação, no âmbito das competências legalmente definidas.

Como será composto o Comitê
O CBH - Santa Joana será composto por representantes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal, das entidades da sociedade civil organizada e dos usuários de recursos hídricos localizados ou com atuação na área que abrange parcialmente, os municípios de Afonso Cláudio, Colatina, Itaguaçu, Itarana e Santa Teresa.

Confira o Decreto Nº 3967-R abaixo, no campo anexo.

Informações à imprensa:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAMA