Foto: Carla Caliman

Defesa Civil realizou Simulado de Desocupação de Área de Risco em Itarana

01/06/2015 15:25

No sábado (30) os moradores da Cohab e adjacências tiveram uma manhã diferente. Nesse dia a Defesa Civil de Itarana realizou um exercício simulado de desocupação de área de risco, emitindo um alarme para que os moradores deixassem suas residências como se houvesse a ameaça de uma inundação na cidade.

Mais de cem pessoas participaram do simulado que ainda contou com uma orientação da Defesa Civil Estadual na Escola Padre Henrique Bernardo Niewind. A Escola foi escolhida para ser o Ponto de Apoio, ou seja, o local onde todos devem ir quando uma enchente acontecer no município.

Além dos moradores também participaram do exercício representantes do Corpo de Bombeiros do Estado e das Defesas Civis Municipais de Marilândia, Itapemirim, Domingos Martins, Pancas e Aracruz. Representantes da Defesa Civil Estadual e Regional também apoiaram o evento.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itarana, Fernando Scardua Binda, o simulado foi realizado para que as pessoas saibam como será o alarme emitido pela Defesa Civil quando houver a previsão de inundação e o que elas devem fazer. “Nesse treinamento emitimos o alarme de desocupação, quando todos os moradores que residem em uma área de risco devem sair de suas casas e se deslocarem até o Ponto de Apoio”, explica o coordenador.

Como proceder em caso de risco de inundação

Quando houver risco de inundação a Defesa Civil fará o mesmo alarme emitido no dia do treinamento. É muito importante que neste momento os moradores sigam a orientação do órgão e deixem suas residências.

Todos devem se dirigir até o ponto de apoio do Centro, na Escola Municipal Padre Bernardo Henrique Niewind, até mesmo aqueles que já tem um local para se abrigar.

No ponto de apoio serão realizados cadastros com informações de todos os moradores que deixaram suas casas e para onde eles vão: casa de amigos e parentes ou para o abrigo, localizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

Assista aos vídeos da Defesa Civil Estadual

Chuvas no Espírito Santo 2013

Exercício Simulado para Desastres

Confira as fotografias!